RECURSOS DE HARDWARE
Para o desenvolvimento e execussão de aplicações multimédia, existe um conjunto de recursos hardware, software e suportes de armazenamento de informação que podem contribuir para um acréscimo da sua qualidade.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA
Os dispositivos de entrada são aparelhos que permitem a comunicação a partir do utilizador para o computador.
Os principais dispositivos de entrada são:
Os teclados, ratos, touchpads, joystiks, trackballs, scanners, câmaras digitais e microfones.

DISPOSITIVOS DE SAÍDA
Os dispositivos de saída permitem a comunicação do sentido do computador para o utilizador.
Os principais dispositivos de saída são:
Monitores, placas gráficas, impressoras, impressoras 3D, projetores de vídeo, Plotters, altifalantes e auscultadores.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Os dispositivos de entrada e saída permitem a comunicação em ambos os sentidos, quer do computador para o utilizador, quer do utilizador para o computador.
Os principais dispositivos de entrada e saída são:
Placas de som, dispositivos de ligação a redes, touchscreens, placas de captura de TV, unidades de entrada / saída.

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Os dispositivos de armazenamento permitem guardar dados de forma permanente ou semipermanente.
Estes dispositivos podem ser classificados em Magnéticos, Semicondutores e Óticos.

Dispositivos Magnéticos podem ser:
Discos Rígidos - Os discos rígidos são dispositivos feitos de material metálico e utilizam a eletromagnetização das partículas para gravar e ler dados. Estes discos permitem guardar grandes quantidades de informação que posteriormente podem ser acedidas de forma aleatória.
Bandas Magnéticas - As bandas magnéticas, de forma semelhante aos discos rígidos, usam as partículas magnéticas de uma fita magnética para gravar e ler dados, mas ao contrário dos discos rígidos, nestas bandas a gravação de dados e a leitura é feita de forma sequencial e não aleatória.
Dispositivos Semicondutores podem ser:
Cartões de Memória - Os cartões de memória servem para guardar dados como textos, fotos, vídeos e músicas. Estes cartões podem ser inseridos em câmaras fotográficas, telemóveis, leitores MP3 /MP4...
Pen Drives - As pen drives servem para armazenar dados e podem ligar-se ao computador por uma porta USB. Estas pen drives permitem transportar dados de forma prática entre computadores.
Os discos SSD são dispositivos de armazenamento de dados constituídos por circuitos integrados semicondutores. Estes caracterizam-se por serem mais leves, compactos e rápidos do que os discos rígidos magnéticos.
Dispositivos Óticos podem ser:
CD's - Existem vários formatos de CD's que podem servir para gravação, organização de informação em áudio, e para organização de informação em forma de vídeo e dados.
Formatos de CD's para gravação: CD-R (surgiu em 1990 e permite gravar dados apenas uma vez, contando com um espaço de armazenamento muito baixo - 700 MB), CD-RW (apareceram em 1995 e permitem gravar e regravar dados), Mini-CD (funciona como um CD mas em formato menor e armazenando menos do que um CD normal - 180 MB).
Formatos de CD's para organização de informação em forma de áudio: CD-Digital Audio (surgiu em 1982 e foi o primeiro CD indicado para gravar audio com muita qualidade), CD-Text (é utilizado para armazenar texto e áudio. O texto inclui o nome dos artistas e nome das músicas), Enhanced Music CD (estes CD's são mais indicados como suporte multimédia), Super Audio CD (reúne boas características de um padrão de áudio digital e também aumentou a sua quantidade de informação).
Formatos de CD's para gravação de informação em forma de vídeo e dados: CD-ROM XA (este CD permite a intercalação de dados de áudio, vídeo e imagem), Photo-CD (este CD contitui a base de um suporte alternativo às fotografias), Video CD (permite guardar filmes que posteriormente podem ser reproduzidos num computador), Super Video CD (Este CD é superior ao anterior em termos de qualidade de armazenamento), CD Multissessão (este CD passou a permitir ao utilizador gravar dados em várias sessões diferentes e em momentos distintos, o que não acontecia com os anteriores).
DVD's - Assim como os CD's, também existem vários formatos de DVD's que servem para gravação, organização de informações em áudio, e para organização de informação em forma de vídeo e dados.
Formatos de DVD's para gravação: DVD-R e +R (permitem guardar dados apenas uma vez), DVD-RW e +RW (permitem gravação e regravação de dados, e podem ser utilizados para fazer cópias de segurança dos dados em computadores), DVD-RAM (smelhantes aos anteriores, mas mais rápidos do que os mesmos), Mini-DVD (estes DVD's são mais pequenos, assim como o nome o indica, e servem para transportar informações em formato DVD de forma mais prática e até para ser mais fácil de enviar por correio).
Formatos de DVD's para organização de informação em forma de áudio: DVD Audio (este formato é semelhante ao CD audio, mas em DVD e com capacidade para armazenar audio com muito alta qualidade, para além de poder conter informações sobre os artistas e até mesmo videoclips).
Formatos de DVD's para organização de informação em forma de vídeo e dados: DVD Video (é o mais indicado para armazenar longos filmes e com alta qualidade de vídeo e áudio), DVD-ROM (surgiu para substituir os CD-ROM, contendo mais capacidade de armazenamento. Este DVD é indicado para guardar aplicações multimédia e jogos com mais realismo), DVD hybrid (permite ter formatos diferentes de DVD em cada um dos lados. De um lado funciona como DVD-ROM e do outro como DVD-RAM), Blue-ray (conforme o seu nome, este funciona através de um lazer azul-violeta e contém uma grande capacidade de armazenamento de dados).