INTRODUÇÃO À REALIDADE VIRTUAL
Conceito de GUI (Graphical User Interface) / Interface Gráfica
GUI constitui um meio de interação com o computador. Esta interação transmite a sensação de manipulação de objetos através de diversos aparelhos.
Através do desenvolvimento do GUI é possível criar e melhorar ambientes de realidade virtual. Os ambientes imersos resultam da utilização destes ambientes virtuais e da estimulação dos sentidos do utilizador.

AMBIENTES GRÁFICOS ATUAIS, ERGONOMIA E SENTIDOS
Na imersão de um utilizador num ambiente virtual, um dos aspetos mais importantes a considerar é a qualidade gráfica. Para que os ambientes gráficos pareçam mais realistas são utilizados o Rendering e Mapeamento de Texturas.
Rendering - operação que transforma dados gráficos em imagens, requerendo um bom ajuste de iluminação e objetos no mundo virtual, assim como as texturas utilizadas nestes mesmos objetos.
Ergonomia - Através do estudo da Ergonomia é possível desenvolver aparelhos cada vez mais sofisticados e adaptados aos seus utilizadores para evitar desconforto ou cansaço por parte dos mesmos devido, por exemplo, ao elevado peso dos objetos.
REALIDADE VIRTUAL
Realidade virtual consiste na criação de ambientes simulados (imitação de um sistema do mundo real) através do computador, permitindo interagir, vizualizar e até manipular objetos.
Realidade Imersiva - Consiste na sensação transmitida ao utilizador de se imergir num ambiente virtual. Para tal efeito é necessário que o utilizador sinta que está em interação com esse ambiente, tendo de usar equipamentos adequados como luvas e capacete.
Realidade não Imersiva - Ao contrário da realidade imersiva, esta consiste na sensação de não inclusão, ou seja, o utilizador não se sente dentro de um ambiente virtual.
Assim sendo, a realidade não imersiva é a visualização de imagens tridimensionais através de um computador e que o utilizador entra em contacto com os objetos do ambiente através do rato, teclado e joystick.
DISPOSITIVOS USADOS NA REALIDADE IMERSIVA E NÃO IMERSIVA
HMD (Head-Mounted Display) - Capacete de Visualização
BOOM (Binocular OmniOriented Monitor) - Caixa móvel que serve para visão estereoscópica
Crystal Eye - Óculos para visão estereoscópica com visão mais ampla
CAVE (Cave Automatic Virtual Envinonment) - Espaço rodeado com várias paredes de projeção stereo para visualização interativa
Dataglove - Luva eletrónica que captura movimentos das mãos e uza-os para interagir com o utilizador.
Spacemouse - Aparelho que permite um alto controlo de movimento para utilizadores que usam aplicações 3D
Teclado e Joystick - Aparelhos que permitem interagir com o computador
Monitor / Touch screen - Permite visualizar ambientes gráficos e interagir com o computador
Headphone - Permite ouvir sons transmitidos pelo computador
Fatos de Realidade Virtual - Fato que permite a interação entre o utilizador e o mundo virtual
Ring Mouse - Rato 3D sem fios que permite a interação com o mundo virtual. A posição deste é detetada através de sensores ultrasónicos no espaço.