INTERATIVIDADE
Conceito de Interatividade
A interatividade consiste no utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste ou nos seus objetos. A interatividade tem várias características, sendo elas a comunicação, Feedback, controlo e resposta, tempo de resposta e a adaptabilidade.
Características da Interatividade
COMUNICAÇÃO
Comunicação consiste no estabelecimento de uma transmissão entre o utilizador e o sistema através de dispositivos ligados ao mesmo.
FEEDBACK
O Feedback tem como fim regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual através de estímulos sensoriais emitidos do utilizador para o sistema.
CONTROLO E RESPOSTA
Permite ao sistema controlar o comportamento dos objetos do ambiente virtual e de seguida atuar nos mesmos.
TEMPO DE RESPOSTA
Corresponde ao tempo de resposta entre a ação do utilizador sobre os objetos do ambiente virtual, e a consecutiva ação criada pelo sistema.
ADAPTABILIDADE
Corresponde à capacidade do sistema para alterar o ambiente virtual consuante as ações praticadas pelo utilizador.
Níveis Segundo a Relação Homem-Máquina
Na ralação Homem-Máquina existem 3 níveis, sendo eles: Reativa, Coativa e Proativa.
Reativa - O utilizador tem apenas acesso a controlar uma parte do conteúdo do ambiente virtual, enquanto o sistema controla o desenrolar da ação.
Coativa - O utilizador controla a sequência, ritmo e estilo das ações desenvolvidas dentro do ambiente virtual.
Proativa - O utilizador controla a estrutura e o conteúdo de um ambiente virtual (parte dinâmica do ambiente virtual).
Níveis Segundo a Ação Sensorial
Segundo a ação sensorial os níveis de interatividade podem ser classificados de elevada, média e baixa.
Elevada - Pode afirmar-se que o utilizador se encontra totalmente imerso no ambiente virtual (ocorre uma estimulação total dos sentidos do utilizador).
Média - Apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser estimulados pelo ambiente virtual (tem um controlo limitado do ambiente virtual).
Baixa - Poucos dos sentidos do utilizador estão a ser estimulados, e este não se sente dentro do ambiente virtual.
Tipos de Interatividade
LINEAR
Neste tipo de interatividade o utilizador pode escolher a sequência do sentido em que as ações se desenvolvem no ambiente virtual (este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa).
DE SUPORTE
Este tipo de interatividade é caracterizado pelo utilizador receber dicas e pequenas mensagens de ajuda por parte do sistema de apoio (este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa).
HIERÁRQUICA
É disponibilizado ao utilizador um conjunto predefinido de ações na qual este pode navegar. (este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa).
SOBRE OBJETOS
O utilizador pode ativar objetos utilizando um dispositivo com características de apontador, como por exemplo o rato. Estes objetos podem alterar o seu funcionamento de acordo com determinados fatores.
REFLEXIVA
O sistema faz perguntas ao utilizador, podendo posteriormente comparar as suas respostas à de outros utilizadores ou de especialistas, permitindo assim ao utilizador uma reflexão sobre as suas respostas (este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa).
DE HIPERLIGAÇÃO
O sistema seleciona as ligações necessárias para garantir o acesso aos seus elementos, criando assim um ambiente flexível para o utilizador (este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa).
DE ATUALIZAÇÃO
O sistema e o utilizador vão interagindo o que permite ao sistema gerar conteúdos atualizados e de forma particular consuante as respostas do seu utilizador. Este tipo de interatividade pode ser mais sismples ou então mais complexo, que depois dá origem à chamada inteligência artificial (este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa).
CONSTRUTIVA
Este tipo de interatividade permite que o utilizador construa um modelo de acordo com os seus objetivos / desejos. Para que isto aconteça, o utilizador tem de seguir uma sequência de ações (este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa).